top of page
dcbbe91f-b3da-4a38-ae88-225be9c5723d_edi
sistentaveis

Conheça os 5 Rs da sustentabilidade

No post de hoje, vamos falar sobre os 5 Rs da sustentabilidade. Em um primeiro exercício de raciocínio, você consegue adivinhar o que representam esses 5 Rs? Vou adiantar para vocês, eles são como princípios éticos importantes para uma vida sustentável em sociedade e designam cinco deveres e ações que precisam ser desenvolvidos por nós e para o nosso planeta, no que diz respeito ao lixo e ao nosso consumo.


São eles:


1. Repensar:

Uma atividade de reflexão que devemos propor à nós mesmos: antes de comprar alguma coisa, precisamos refletir se realmente temos a necessidade de adquirir tal produto, se não é possível reaproveitar o que você já tem ou se você não está comprando apenas por impulso, sem pensar sobre as consequências que tal consumo pode trazer para o planeta. O primeiro R é uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e como podemos mudá-los ou controlá-los.


2. Recusar:

Dizer não às ações e atitudes que prejudicam o meio ambiente é algo fundamental e o nosso segundo R. Precisamos construir o hábito de recusar sacolas plásticas (e preferir as ecobags), evitar alimentos em embalagens plásticas, como frutas e verduras pré-cortadas e embaladas em plástico, entre outros. Resumidamente: precisamos resistir à vontade de simplesmente agir por conveniência e passar a recusar o que não serve para nós e para o meio ambiente.


3. Reduzir:

Esse R diz respeito ao consumo consciente e inteligente: ao invés de sempre comprar pilhas, preferir as que são recarregáveis; optar por objetos e materiais mais duráveis, evitando desperdício e maior produção de lixo; entre lâmpadas comum e LED, preferir a segunda (para maior economia), etc. O terceiro R exige que olhemos para o nosso consumo e pensemos como melhorá-lo - e diminuí-lo, na medida do possível, para o que é apenas necessário -, usando como guia um valor de sustentabilidade.


4. Reutilizar:

Pensar em reutilização é também pensar em sermos mais autônomos; reusar utensílios, roupas e móveis (através de doações, por exemplo), bens de consumo no geral. Além disso, esse R pode englobar nossa capacidade criativa: a de criar usando o que “não queremos mais” - pôr em uso o que é visto como lixo: madeira, plástico, metal, etc.


5. Reciclar:

Por fim, esse R é uma alternativa para tudo aquilo que não podemos reutilizar. Reciclar é um ato consciente e bastante necessário, pois a quantidade de lixo que é produzida por ano, no mundo, é exorbitante e esse lixo não desaparece das nossas vidas somente porque o retiramos de nossas casas. Ainda, reciclar reduz o consumo de água e energia (economia de recursos naturais), além de gerar empregos: opte por fazer a coleta seletiva na sua casa, pesquise quais são as cooperativas mais próximas de você e se comunique com os órgãos políticos e responsáveis pela coleta desses resíduos.


E vocês? Estão familiarizados ou realizam algum desses passos? Já repensaram suas ações e as consequências delas para o nosso planeta? O momento de mudar e se adaptar é esse. É urgente. Não deixe de se informar, de criar e transformar a sua realidade local para aquela que você quer ver no mundo.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page