Oi, gente! Aqui é a Dani, e eu vim compartilhar com vocês umas pesquisas que andei fazendo para substituir ingredientes de origem animal da minha dieta. Decidi começar pelo ovo porque, desde que me tornei vegetariana, passei a usá-lo muito como fonte de proteína.
Porém, conhecendo o veganismo, você passa a entender que a indústria de ovos é extremamente cruel, e descobre um universo de possibilidades para obter proteínas a partir dos vegetais, cereais e etc. E, com isso, você entende que é realmente possível ter uma dieta equilibrada e benéfica para a sua saúde sem ovos.
Como, então, isso é possível?
Separei alguns dos principais contextos em que nós geralmente utilizamos ovo em receitas, e trouxe sugestões de ingredientes (e combinações de ingredientes) que poderiam tranquilamente substituí-lo, em função e/ou sabor.
Veja só:
Para dar liga
Se você está buscando algum ingrediente para substituir a função do ovo de dar liga nos preparos, não deixe de considerar essas opções.
Farinha de grão de bico: muito indicada para receitas salgadas, como hambúrgueres, almôndegas, bolinhos, entre outros. Para substituir 1 ovo, misture 1 colher de sopa da farinha com 3 colheres de sopa de água.
Sementes de chia e linhaça: podem ser tanto utilizadas em receitas doces quanto salgadas, porque são bem neutras. Pães, bolos, biscoitos, panquecas, hambúrgueres, quibes, e por aí vai. É, talvez, um dos substitutos mais conhecidos e utilizados em receitas. A proporção é 1 colher de sopa de linhaça/chia para 3 colheres de sopa de água. Basta deixar de molho por 15 minutos para obter uma consistência de gosminha, e aí a mistura está pronta para ser incorporada no preparo.
Manteiga de amendoim: Sua função é dar liga, mas também proporciona umidade devido à gordura do amendoim. Utiliza-se 3 colheres de manteiga de amendoim para substituir 1 ovo. Pode ser incorporada em receitas de biscoitos e bolos, porém deve-se atentar à quantidade de óleo, por ser um ingrediente bastante oleoso. Recomenda-se diminuir um pouco a quantidade de óleo neste caso.
Banana amassada: Além de ser ótima para dar liga nas receitas, ela também deixa as massas super fofinhas. Porém, ela tem um sabor mais acentuado, portanto certifique-se de utilizar em receitas que você não se importe com o gosto de banana. Por isso, é bastante utilizada em receitas doces, como panquecas, waffles, bolos, biscoitos, pães doces, etc. A proporção é cerca de meia xícara de chá de banana amassada para substituir 1 ovo.
Para empanar
O ovo é utilizado no processo de empanar, mas para substituí-lo é muito simples: basta fazer uma misturinha de água e farinha, ou passar primeiro na farinha e depois na água. Em seguida, o mais usual é empanar na farinha de rosca (apenas tendo o cuidado e se certificando de que não há leite em sua composição). Eu uso bastante para fazer as famosas onion rings, e misturo alguns temperinhos com a farinha de rosca para dar um gostinho a mais.
Para pincelar massas
Com apenas algumas misturinhas, você pode alcançar o resultado esperado. Utiliza-se, basicamente, o azeite. Dá pra misturá-lo com um pouco de shoyu ou molho de tomate (proporção 1:1). Para massas doces, geralmente se utiliza melado de cana ou uma misturinha de óleo vegetal e açúcar - você pode adicionar um tantinho de baunilha e canela se estiver procurando um gostinho a mais. Apenas isso já é suficiente para dar cor e brilho para as massas.
Para claras em neve
Esse aqui é um processo que eu, particularmente, nunca fiz. Mas, nas pesquisas, achei muitos lugares falando sobre se utilizar a aquafaba (água do grão) para fazer claras em neve e, assim, o tão sonhado merengue.
Essa água é obtida pelo processo de cozimento e/ou conserva dos grãos. A mais encontrada nas receitas é a água do grão de bico, mas você também pode utilizar a das ervilhas, lentilhas, feijões, entre outros. Basta retirar a água dos grãos quando enlatados, ou preparar a sua própria aquafaba. Quer saber como faz? Segura um pouquinho, em breve vamos testar e mostrar pra vocês! De qualquer forma, você pode usar a aquafaba em merengues, mousses, bolos, sorvetes, etc.
Para substituir o gosto ou textura do ovo
O tofu também é bastante utilizado para dar liga em receitas: acaba sendo um ingrediente bem versátil, por ter um sabor neutro e uma textura macia e suave. Você pode batê-lo no liquidificador até ele adquirir uma consistência de purê (apenas ¼ de xícara de chá é o equivalente a um ovo).
Devido a essas características, o tofu é uma ótima opção para se fazer quiches veganos, porque ele vai deixar o quiche bem fofinho e com uma textura semelhante.
Mas, o ponto principal do tofu é que, com ele, você pode chegar bem perto de fazer ovos mexidos. Basta amassá-lo um pouco com a ajuda de um garfo, desfazendo-o em pedaços, levá-lo à frigideira e temperá-lo bastante, como quiser. Recomenda-se utilizar o açafrão, porque ele vai dar uma coloração amarela caso queira deixar a receita mais parecida com as gemas do ovo.
Porém, vale ressaltar que, nesse caso, a textura vai ficar bem semelhante, porém o gosto será um pouquinho diferente. Mas tudo bem, só de ser livre de crueldade já é o bastante para nos satisfazer, certo?
Se você quiser algo mais parecido com um omelete, você pode misturar a farinha de grão-de-bico com água e fermento, levar à frigideira, temperar e rechear como quiser (pode relaxar, também traremos alguma receitinha mais detalhada em breve!).
Bom, esse post foi para trazer alguns dos ingredientes que aparecem bastante em receitas veganas na substituição do ovo. Mas existem muitos outros! É o caso do purê de maçã e de abóbora, bicarbonato de sódio com vinagre, ágar-ágar, leticina de soja, amido de milho, entre outros. Vai depender, claro, do tipo de receita que você deve fazer. Não se preocupe, basta procurar a versão vegana de alguma receita que você queira fazer, ou você mesmo adaptar alguma receita com ingredientes de origem animal com o que for melhor para você. E, aqui, espero ter te ajudado com isso.
Tudo isso é para mostrar que é possível, sim, substituir o ovo por opções com ótimo custo-benefício, sabor e, principalmente, que sejam livres de crueldade. O que é importante, mesmo, é manter a pesquisa constante e encontrar o que é melhor para você (às vezes o mais barato, ou o mais fácil de achar, ou o que tenha um gosto mais sutil ou mais semelhante aos ingredientes de origem animal, enfim).
Tem alguma receita ou assunto que vocês gostariam de ver no nosso blog? Comenta aqui que vamos pesquisar e tentar trazer para vocês!
Comments